O que é Odu e qual a importância do Odu na vida do ser humano?

Odu (caminhos da vida, presságios, destinos, predestinação), é um sistema de caminho que mostra vários aspectos dos caminhos da vida e da alma para que o ser humano encontre e supere os seus caminhos, as suas dificuldades que aparecem ao longo da vida para que o ser humano possa prosperar em sua vida. Portanto a data de nascimento tem uma grande importância na vida do ser humano sendo um dos dados mais importantes na vida, os números mostram não somente os caminhos da vida como também o Karma do ser humano sobre a Terra. Você encontrará vários aspectos para que você possa entender qual o seu Karma sobre a Terra e o que você deve fazer para ter rotatividade de vida aqui na Terra.

Os Odu são inteligências siderais que participaram da criação do Universo, cada pessoa traz um Odu de origem e cada orixá é governado por um ou mais Odu. Cada Odu possui um nome e características próprias e divide-se em “caminhos” denominados “ese” onde está atado a mitos conhecidos como Itàn Ifá. Os Odu são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os cerca. Os Orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza liberando energia para que todos possam dela se alimentar, o Odu é o caminho, a existência do destino o qual o Orixá e todos os seres estão inseridos. Cada pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, isso nós dizemos que a mesma está com o Odu negativo, ou seja: seu destino sua conduta foge as regras siderais (seguiu um caminho negativo dentro do estabelecido). Nós quando nascemos, somos regidos por um Odu de ori (cabeça), que representa nosso “eu” assim como Odu de destino, etc. O destino das pessoas e tudo o que existe podem ser desvendados por meio da Consulta de Ifa (Jogo de búzios).

Conheça Odu regente do ano de 2012

Odu Odi Meji

Orixas que sofrem influência desse Odu: Èsú, Àbìkú, Omolu, Òsún Opará, Osàlufón.

Problemas de saúde que esse Odu traz: Problemas de pele, alergias, eczemas, órgãos genitais, ventre, olhos, dores de cabeça.

Caminhos: 5 Caminhos

Números de Sorte: 07-13-31-45-54-56-58-59

Cor: branco

Dia de sorte: segunda-feira.

Síntese: “Quanto maior o coqueiro, maior o tombo” – ”A alma não tem segredos que a conduta não revele”.

Lado Positivo do Odu Odi Meji

As pessoas que sofrem influência desse Odu são pessoas inteligentes com boa memória e obtem com o passar do tempo muitas cosias na vida com facilidade mas com pouca durabilidade. Conquista de uma herança familiar, viagens curtas, noticias de amigos e parentes distantes.

Lado Negativo do Odu Odi Meji

As pessoas que sofrem influência desse Odu precisam de muita orientação para realizar seus projetos podendo cometer banalidades e sofre muito por cosias simples, são pessoas que estão sendo sempre ameaçadas, muita fofoca e são rodeadas de pessoas falsas podendo se envolver em escândalos podendo causar insônia, nervosismo e sérios problemas de saúde. A pessoa que sofre influência desse Odu deve tomar muito cuidado com o que fala para as pessoas “Nem tudo que se pensa deve ser dito”, são também pessoas muito indecisas.

Personalidade das pessoas sofrem influência do Odu Odi Meji

São pessoas comunicativas e de fácil amizade mas sofrem sempre traição dos amigos, são pessoas sentimentais e tem um forte poder intuitivo e psíquico. Quando cuidam do lado espiritual atingem posição de destaque na vida fora isso leva a vida em duras penas tendo dificuldades de conviver com os impulsos são pessoas desconfiadas e ciumentas, possuem sorte para o jogo e gostam de adivinhas as coisas.

Energia que traz o Odu Odi Meji

São pessoas fuxiqueiras e que não guarda segredo; tudo que faz é falso ou interessado.e se for mulher casada não é fiel. O que tem, entra por uma mão e sai pela outra. Poderá ter sérios problemas de saúde como problemas de pele, alergias e eczemas.

Lenda do Odu Odi Meji

Conta-se a história de um homem que era escravo e um dia se viu abraçado em um eminente perigo. Este homem foi amarrado por dele terem dito que cometera um crime. Segundo as leis daquela terra, botou o homem num caixão grande todo pregado e deitaram a caixa rio abaixo. Por uma dessas coincidências que sempre acontecem no destino das criaturas, a correnteza lançou o caixão na praia duma cidade cujo rei estava morto e enterrado, e onde os súditos ainda estavam guardando luto.

Acontece que ali havia muitos príncipes com direito a sucessão imediata, mas sobre todos pesava alguma grave acusação, de forma que não se sabia como haviam de decidir o complicadíssimo problema da sucessão do rei morto, como nunca acontecera na história do dito povo. Depois de muito cogitar do assunto, foi decidido que marcassem um prazo para surgisse uma pessoa estranha àquela nação que assumiria o governo e seria o rei daquela terra daí em diante. Dito e feito, esse homem, que tinha antes do cativeiro feito uma oferenda que o Bábálàwó determinara, veio ele se esbarrar, dentro do caixão, na praia de ibim, onde o acolheram e imediatamente o elegeram rei daquele povo. Assim ficou ele sendo o venturoso rei de uma nação.

Onde só o destino (Odù) poderia dar tamanha sorte.

* Matéria escrita pelo Babalorisà Guyan Luciano D’Omulu do Ilê Asé Omulu ti Iya Ósùn Yponda, filiado a FENORIXA.

Babalorisà Guyan Luciano D’Omulu ministra Cursos,Palestras e Workshop sobre:

  • Iniciação em Jogo de búzios
  • Qualidades e Arquétipos dos Orixas
  • Numerologia Africana            (A Cabala dos Odu)
  • Taro dos Orixas
  • Ebós

Maiores informações entrar em contato por email:

babalorixaguyanlucianodeomulu@bol.com.br

MSN: babalorisaguyanlucianodeomulu@hotmail.com

Babalorisà Guyan Luciano D’Omulu deseja a todos muito Asé e que Ifa possa sempre determinar os nossos caminhos.

Àborù, Àboyè, Àbosisè Orunmila.

Òludayé Bèení Ifa o.

Agbo Ato. Ireo Onon Dara.

Mo Dupè o.

Asé o.

8 opiniões sobre “O que é Odu e qual a importância do Odu na vida do ser humano?”

  1. Terezinha disse:

    gostaria de saber mais sobre OSSÁ…Obrigada!!

  2. gostei muito nunca podemos critica os orixás ele que nos da energia forca esperança e nos protege

  3. Axé a todos !

    Penso diferente, mas antes que leia, reconheço que tens o direito de não aceitar ou concordar com o que escreverei abaixo. Seja como for, a recíproca é verdadeira.

    Não me convence esta recente onda de “oduísmo”. No meu entendimento, odu é apenas um signo divinatório, ele não “determina” o destino de ninguém, por um motivo muito simples: “ifeatinuwa”, o livre-arbítrio. Nenhum odu (signo divinatórios) dá nascimento a nenhum orixá, ou vice-versa, ou é dono dele.

    Um signo divinatório não tem personalidade, não é divindade, e não comanda absolutamente nada. Não existe destino pré-determinado, tanto que é possível muda-lo com a ajuda de Orunmila. Ifá não “determina” o destino de ninguém. Ifá orienta, de acordo com os ensinamentos registrados no signo divinatório, pela sabedoria de Orunmila.

    Não podemos confundir odu (signo divinatório) com a divindade Odu, Não podemos confundir “ori-cabeça-espiritual” criado por Obatala no orun, com “orí-destino-abstrato” criado por Ajala. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

    Ifá diz (Ose-Oyeku, Verger) que Obatala e Odu (divindades) são a mesma coisa. São as divindades criadoras. São estas divindades que criam as energias que chamamos odu, representadas nos signos divinatórios, e não o inverso.

    Do jeito que vai esta filosofia personificante do “oduísmo”, daqui a pouco veremos os odus dando rum na sala.

  4. Alguém sabe como presenteamos ou cuidamos deste odu

  5. eu sou regido por ase meji mais o meu grande problema e q eu sou homem então eu queria encontra um babaorixa ou iaorixa q mim desse o verdadeiro caminho de oxe meji então odum pra mim e prosperidade axe

  6. “…Os Odu são inteligências siderais que participaram da criação do Universo, cada pessoa traz um Odu de origem e cada orixá é governado por um ou mais Odu.”

    A afirmação acima nos traz à mente duas perguntas:

    1º) Quem nasceu primeiro, Òrìsà ou odù ?

    2º) Qual a fonte do conceito ? Sim porque conceito precisa ter fonte, seja oral ou etnográfica, mas precisa ter fonte, do contrário, será apenas achismo.

  7. ADOREI A MATÉRIA,PRA MIM Q AINDA TENHO MUITO O Q A APRENDER.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.895 outros seguidores