Tags

, , ,

Na tarde de ontem (07/08), os vereadores do Rio reafirmaram a importância do Quilombo Sacopã para a cidade. A matéria em questão dizia respeito ao Projeto de Lei nº 1092, de autoria do vereador Eliomar Coelho (PSol), que transforma o Quilombo em Área Especial de Interesse Cultural, e que havia sido vetado no início de junho pelo prefeito Eduardo Paes.  Após forte pressão de cidadãs e cidadãos indignados com o Veto do prefeito Eduardo Paes em tornar o Quilombo Sacopã uma AEIC, os representantes em maioria absoluta optaram por contrariar a decisão do Executivo Municipal.  A larga maioria de vereadores — o placar foi de 28 votos a favor do Quilombo e 5 contrários — demonstra que há luz no fim do túnel e os cariocas poderão novamente ter o Direito à Cidade respeitado.

A decisão agora dependerá de recurso da prefeitura, risco que não está completamente afastado dada a ganância e capacidade de mobilização dos especuladores imobiliários.

Esta importante vitória do Quilombo Sacopã, da comunidade negra, e de toda a cidade é uma etapa em direção ao respeito pleno aos quilombolas.

Estamos atentos, e em breve divulgaremos mais notícias!

Texto: Filipe Romão Juliano

Fonte: Mamapress

Anúncios