Tags

, ,

A Yalorixá Maria Helena do Vale, conhecida como Mãe Madalena, morreu na manhã do sábado (04/08) na cidade de Salvador, onde estava internada para tratamento de leucemia.

Sacerdotisa do candomblé, ela fundou o Terreiro Guarany de Oxossi, localizado no bairro do Rosarinho, em Cachoeira. Conhecida no Brasil e exterior, ela desenvolveu trabalhos sociais em comunidades carentes da cidade e também foi uma das idealizadoras da Festa de Yemanjá em Cachoeira, além de ser uma parceira da ACBANTU em suas atividades no Recônvavo Baiano.

 

Morreu  na quarta-feira (8) aos 107 anos de idade, a ‘mãe de santo’ mais velha do Recife, a Yalorixá Antônia Montes da Silva, a Dona Biliu.  

Fundadora do Centro Espírita Caboclo Rei de Urubá, na Rua Carlópolis, bairro da Mustardinha em 1955, a Dona Biliu era muito estimada e no último dia 31 de julho foi homenageada pela Secretaria da Mulher pela passagem do Dia Internacional da Mulher Negra  Latino-Americana e Caribenha, acontecido em 25 de julho.  

Dona Biliu estava internada no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, localizado no bairro de Santo Amaro. 

O sepultamento da religiosa aconteceu na manhã de quinta-feira  (9) no Cemitério de Santo Amaro, área central do Recife.

Fonte: Portal Povo de Axé

 

Anúncios