Tags

Acontece no próximo domingo, dia 26 de Agosto, o III Encontro Paulista de Jongueiros, o evento que já foi sediado pelas cidades de São José dos Campos e Guaratinguetá, tem o objetivo de fortalecer a Rede Paulista de Jongo e refletir sobre o bem imaterial e sua preservação através das tradições. Este ano a Comunidade Jongo Dito Ribeiro de Campinas, receberá os jongueiros das comunidades paulistas na Casa de Cultura Fazenda Roseira.

Registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em dezembro de 2005 como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o Jongo da região Sudeste é também conhecido como Tambu, Tambor e Caxambu.  Herança cultural dos grupos Bantos da África Meridional, o Jongo é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, canto, dança coletiva, e está presente em todos os estados do Sudeste brasileiro por ter sido praticada por escravos nas fazendas durante o ciclo do café.

Além da reflexão sobre o jongo, no ultimo dia 26 de julho, foi comemorado o dia Nacional do Jongo, data apenas reconhecida no estado do Rio de Janeiro, também é motivo de comemoração para os jongueiros paulistas. Sendo assim, as comunidades estarão presentes para receber a todos.

Fonte: Casa de Cultura Afro Fazenda Roseira

Anúncios