Eu tenho muito orgulho de ser do Candomblé, são tantas as alegrias que a religião me trouxe que contemplar Orixá, Nkisi e Vodun me gera prazer e equilíbrio para meu corpo e espírito.

Cultuar nossos deuses é interagir com a natureza, é vivenciar uma época que o respeito era imprescindível para convivência entre as pessoas, podemos dizer que nas Religiões Afro Brasileiras a diversidade é contemplada e respeitada.

As mulheres possuem papel religioso importante desde as recém iniciadas até os cargos de Sacerdotisas tendo até um cargo especifico (Ekedi, Kota), que são as mães que ajudam os Sacerdotes e as Sacerdotisas.

Os homens possuem os mesmos direitos desde o recém iniciado ao Sacerdote tendo também o cargo (Ogãn, Tatá) que são os pais que ajudam os Sacerdotes e as Sacerdotisas, promovendo assim uma igualdade de gênero.

Dentro das tradições existe uma hierarquia que identifica os anos de religião e a escolha dos deuses sem levar em conta cor, sexo, opção sexual e condição social, promovendo assim uma integração total entre as pessoas de maneira que o respeito seja pleno e contínuo.

Nossos deuses não discriminam ninguém, portanto é comum ver os homossexuais em pleno convívio de respeito, mostrando que a diversidade é fato e que é possível uma sociedade que conviva sem pré-julgamentos e de maneira mais socialista.

No Candomblé damos valor à inocência de nossas crianças que abençoam nossas casas, nossas vidas e trazem alegria para nossa sociedade, como neste vídeo abaixo em que me emocionei ao ter certeza que existe continuidade de nossas tradições e mesmo que muitos nos acusem de satanistas, de inferiores, de religião primitiva, bato no peito e digo com orgulho que não conheço uma religião mais linda e que respeite tanto o individuo como nosso Candomblé.

Brincando com os Deuses from Simone Colombo on Vimeo.

Eu sou Tateto Oluandeji e agradeço meu pai Tateto Dandeui que vem a anos me ensinando e mostrando a beleza de nossa religião, e que devemos respeitar todas as nações e todas as tradições porque o Candomblé é uma religião e um modo de vida que defende a paz e a diversidade no mundo.

Por Oluandeji

Anúncios