Tags

, , ,

As consequências do racismo e do preconceito no cotidiano escolar, bem como uma radiografia do cumprimento às leis que obrigam o ensino da história da cultura africana e dos povos indígenas nas redes pública e privada de ensino da região serão debatidos no “I Seminário Regional de Monitoramento da Implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 no Grande ABC”, realizado na próxima sexta-feira (31/08), pelo Consórcio Intermunicipal.

O evento acontece das 8h30 às 17h, no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), localizado na avenida Dom Jaime Barros Câmara, 201, Bairro Planaldo, em São Bernardo. A iniciativa visa promover a discussão sobre os desafios que comprometem a implementação dessas leis nas unidades escolares e estimular as equipes gestoras, os profissionais de educação e a sociedade civil na busca de soluções inovadoras para a valorização da diversidade étnico-racial nas escolas.

Leis federais – A Lei 10.639/03 modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos africanos e afro-brasileiros para os estabelecimentos da rede pública e privada de ensino. Em 2008 foi aprovada a lei 11.645 que institui as mesmas premissas, alterando o texto da lei aprovada anteriormente e incluindo os povos indígenas.

A atividade tem como principal público-alvo gestores escolares do ABCD que serão inscritos pelas redes municipais e estadual de ensino. Foram reservadas 40 vagas para a sociedade civil organizada. O Consórcio receberá inscrições limitadas mediante envio de mensagem eletrônica para o endereço inscricoes@consorcioabc.sp.gov.br contendo o nome completo, endereço, RG e a instituição ou escola a que pertencer o interessado.

Fonte: abcdmaior

Anúncios