Peguei o texto abaixo de um amigo muito querido André Luis Moraes que nos traz mais uma tradição de nossos antepassados, além de ser se grande positividade. Espero que possamos ter a esperança dentro de nossos corações e a força para modificar o presente para que nossas crianças tenham um futuro melhor.

“Ofereço para você o melhor que eu tenho em mim” ou “aquela que traz minhas qualidades”  Conta-nos à história africana que os negros confeccionavam ABAYOMIS (boneca da foto) como amuleto de proteção espiritual.

Aqui no Brasil, durante as viagens em direção à escravidão, as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam as Abayomis para as crianças brincarem… crianças essas, que muitas vezes eram separadas de suas mães, pelo cruel regime escravocrata brasileiro e muitas vezes nunca mais se encontravam… Não eram em todos os casos, mas essas mães confeccionavam essas bonecas, de forma a estabelecer um elo com seus filhos e assim estar sempre presentes e não serem esquecidas… Pois naquele momento era o que poderia ser feito.

E essa cultura prevaleceu entre os escravos, pois se reuniam todos os dias na senzala e confeccionavam as Abayomis pedindo saúde e prosperidade ao seu povo… Sendo assim… Busco na história do meu povo, a motivação e o convite que essa representatividade traz, pois uma simples boneca feita das tiras das saias das escravas, servia como um elo pra toda vida , assim quando se ganha uma Abayomi, ou da ela para alguém, significa que você está dando o melhor de si para. Na campanha é isso estamos e daremos o melhor da gente pra que tudo possa dar certo.

Por Oluandeji

