Tags

,

O GT 21 da Anped e a Nandyala Editora convidam para o lançamento do livro Relações étnico-raciais, Educação e Produção do Conhecimento: 10 anos do GT 21 da Anped.

O GT 21 – Grupo de Trabalho “Educação e Relações Étnico-Raciaisgrupo com intensa atuação para além da própria Anped. Destaca-se a presença e participação dos seus integrantes em importantes espaços e fóruns acadêmicos, extensionistas e políticos nos quais a questão étnico-racial tem sido discutida, debatida, demandada e pesquisada tais como: Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABS) e grupos correlatos, Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (CONNEAB), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Conselho Nacional de Educação (CNE), Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros (CADARA), Conferência Nacional de Educação (CONAE, 2010). Vários integrantes do GT 21 atuam também em comissões acadêmicas responsáveis pela implementação de projetos que tratam da temática das relações étnico-raciais e africanidades, inclusão e ações afirmativas em Instituições de Ensino Superior. Nos últimos anos, alguns integrantes também passam a ocupar cargos na coordenação da pós-graduação, nas pró-reitorias e reitorias de universidades públicas e demais Instituições de Ensino Superior do País.

A OBRA: Coletânea organizada em quatro unidades, tem, como veio, questões étnicas e raciais no âmbito da Educação. São temas que expressam interesse nas práticas e fins da educação a partir de áreas específicas e envergaduras epistemológicas e teórico-metodológicas próprias destas áreas. Estes trabalhos, apresentados no Grupo de Trabalho Relações Étnico-Raciais e Educação – GT 21 – da 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), evocam o lugar/texto, as especificidades/contexto, assim como os desafios da educação na segunda década do século XXI.

DATA: 23/10/2012, terça-feira

LOCAL: Centro de Convenções do Hotel Armação (Porto de Galinhas, Pernambuco)

HORÁRIO: 18h 

AS ORGANIZADORAS: Silvani dos Santos Valentim (CEFET-MG), Vilma Aparecida de Pinho (UFPA) e Nilma Lino Gomes (UFMG)

Fonte: Portal Geledes