Tags

, , , ,

eleiccoes-2012-urna

As diferenças de voto que o prefeito eleito Fernando Haddad (PT) e seu rival no segundo turno das eleições municipais neste ano, José Serra (PSDB), evidenciam perfis socioeconômicos diferentes de eleitores. Levantamento do O Estado de S. Paulo com o Ibope mostra que nas zonas eleitorais com vitória petista a renda média é de R$ 2.227,57, enquanto nas tucanas é de R$ 5.286, 137% maior. A faixa etária também varia: em pesquisa para o segundo turno, Serra só vencia entre cidadãos com mais de 50 anos. Nas urnas, o resultado foi o mesmo. As pessoas da faixa etária de mais de 65 anos compõem a maioria dos votantes nas regiões centrais e na zona oeste paulistana, em que o tucano ficou à frente do adversário. No Jardim Paulista, bairro com maior número de idosos da cidade – 16%, o dobro da média -, Serra ganhou 78% dos votos da zona eleitoral.

A cor também é um fator correlacionado pelo jornal paulistano. Assim como o levantamento coloca como correlação “fortíssima”, estatisticamente, a idade com o voto em Serra, a cor aparece com a mesma escala no voto em Haddad. Pardos e negros somam a maior parte dos eleitores de Grajaú e Palheiros, as duas zonas em que o futuro prefeito fez seus maiores índices de votação. Por outro lado, o Jardim Paulista é o bairro mais branco da cidade – 92% da população – e foi o local que menos escolheu o petista (22%). Os dados socioeconômicos foram obtidos de censos do IBGE e cruzados pelo Ibope, por georreferenciamento, com as zonas eleitorais e os locais de votação da capital paulista. A tendência de padrões diferentes de voto para regiões mais ricas ou pobres da cidade se repete em Salvador e São Luís, segundo a diretora executiva do Ibope, Marcia Cavallari.

Fonte: Terra

Nossa opinião: Em São Paulo o povo foi às urnas, as pessoas que não queriam a bancada evangélica com seus políticos inúteis e preconceituosos, já em Campinas ganhou a bancada evangélica e sofrerá por quatro anos uma política pública elitista e conservadora de forma que as religiões e o movimento negro irão sofrer neste caminho.

Por: Oluandeji

Anúncios