Tags

, , , , ,

manaus consciencia negraManaus – O Dia da Consciência Negra, comemorado na terça-feira (20), terá programação especial. Para isso, a Associação de Mestres e Brincantes de Cultura Popular e do Grupo Matumbé Capoeira, realizam a 3ª Edição da Mostra de Cultura Popular do Amazonas. Com o tema ‘O Umbigo da Liberdade’, o evento tem como objetivo divulgar a cultura afrodescendente do Amazonas.

Programação

Haverá música, danças, poesias e teatro. O Teatro de Rua apresentará a peça ‘A árvore dos mamulengos’. As atividades contam ainda com a participação do Grupo Maracatu Eco da Sapopema, juntamente com o Boi Teimosinho (Maués), o Grupo Matumbé Capoeira, o Grupo de Samba de Roda e o Tambor de Crioula Mestre Castro, que abrilhantarão a festa. O evento terá uma estrutura com formato de feira, além de outros espaços que terão atividades paralelas.

Mesa Redonda

Outro evento que promoverá a discussão em torno da cultura negra será a 3ª Edição da Mostra de Cultura Popular do Amazonas, agendada para sexta-feira(16). Será abordada a presença negra nos altos escalões da sociedade, dando destaque nas barreiras e superações.

“A mostra pretende dialogar com as várias demandas culturais, com ênfase na participação negra da cultura do Amazonas – que não teriam voz em outros espaços que não fossem esses, por isso a importância do evento.

Desse modo, eles têm a oportunidade de quebrarem as barreiras do senso comum diante da ignorância derivada do preconceito. Temos que ter em mente que raça, em termos biológicos, não existe, entretanto o racismo está na nossa cabeça em termos antropológicos”, salienta Cristian Pio Ávila, antropólogo e assessor de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Estado de Cultura.

Na ocasião, o evento trará como convidados o Dr. Emmanuel de Almeida Farias Júnior, antropólogo e pesquisador da Nova Cartografia Social da Amazônia, o Dr. Adalberto Carim Antônio, Juiz Titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias do Amazonas, o Dr. Sabino da Silva Marques, Desembargador TJAM e do Dr. Márcio Meirelles de Miranda, secretario de Justiça e Direitos Humanos que tratarão sobre a temática.

“O intuito desses eventos é realmente dá visibilidade às manifestações populares do Amazonas – a essa herança cultural afrodescendente. Porque podemos notar que há pouca menção sobre os africanos no nosso Estado. Os registros, livros ou outros tipos de documentos são poucos e essa é uma das maneiras que temos de expor, de forma positiva, essa cultura que sempre foi muito grande na região”, comentou Cristian Pio Ávila, antropólogo e assessor de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Estado de Cultura.

Edições Anteriores

A 1ª Edição da Mostra de Cultura Popular do Amazonas aconteceu em 2010, no Largo Mestre Chico, em virtude ao Dia do Folclore. Já a 2ª Edição da Mostra foi em 2011, no Teatro Amazonas, comemorando, também, o Dia do Folclore.

SERVIÇO
O quê: 3ª Edição da Mostra de Cultura Popular do Amazonas – ‘O Umbigo da Liberdade’
Quando: 20 de novembro, terça-feira
Onde: Largo São Sebastião, Centro
Horário: 16h

O quê: Mesa Redonda – ‘A presença negra nos altos escalões da sociedade, barreiras e superações’
Quando: (16) sexta-feira
Onde: Palácio da Justiça
Horário: 19h

Fonte: D24AM

 

Anúncios