Tags

, , , , ,

A cultura negra, identidade e racismo são debatidos em um seminário promovido pelo Oxum Pandá, no Nascedouro de Peixinhos, Avenida Brasília, s/n°, em Olinda. O encontro é gratuito e acontece no sábado (24), das 8h às 13h, dentro da Semana da Consciência Negra no Brasil. Na mesa estarão presentes João Monteiro Neto, doutor em Filosofia, Lepê Correia, escritor e mestre em Literatura, e Érico Lustosa, doutor em História.

O seminário conta ainda com uma breve encenação do espetáculo “Iyá Ominibu: Cultura negra, identidade e cidadania”, que conta a história da orixá Oxum, a construção de seu culto em terras africanas e sua vinda para o Brasil. De acordo com o grupo, a proposta é levar a montagem para teatros e escolas públicas da Região Metropolitana do Recife ainda em dezembro.

A iniciativa faz parte do projeto “Oxum Pandá Construindo nossa identidade”, que busca formar novos talentos para a equipe do grupo de afoxé, através de oficinas de percussão, estética afro, dança, moda e cultura nagô. Quarto grupo de afoxé mais antigo de Pernambuco, o Oxum Pandá atua há mais de 16 anos e é conhecido não só pela estética, mas também pela militância no movimento negro, buscando sempre integrar o grupo à sua comunidade.

Serviço
Seminário “Iyá Ominibu: Cultura Negra, Identidade e Cidadania”
Sábado (24), das 8h às 13h
Auditório do Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD) – Nascedouro de Peixinhos, Avenida Brasília, s/n°, Olinda
Aberto ao público

Fonte: G1

 

Anúncios