Tags

, , , , ,

Conheço o ponto de cultura Tainã desde a minha infância e tenho que dizer que este processo vem vindo às mãos do TC com muita qualidade musical, principalmente com Tambores.

O tambor é mais que um instrumento musical, ele é a voz do nosso coração, elemento regilioso e um eterno aprendizado.

A casa de Cultura Tainã está no bairro Padre Manoel da Nóbrega na cidade de Campinas/SP e vem trazendo desde 1990 cultura, debate, musicalidade e trabalho social com muita dignidade.

Itinerários do saber musical:

Este foi um evento que cheguei apenas no final, mas devo dizer que valeu cada segundo que estive presente.

Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do Instituto de Artes da Unicamp, da Casa de Cultura Fazenda Roseira e da Casa de Cultura Tainã, o projeto Itinerários do Saber Musical realizou uma de troca de saberes em via de mão dupla entre músicos inseridos no espaço acadêmico e músicos de grupos de cultura popular durante os anos de 2011 e 2012.

Ao longo desses dois anos, diversos grupos culturais populares de matriz afro nos presentearam com oficinas musicais. Gostaríamos de agradecer imensamente ao
Congresso Negro Internacional Etíope Africano; ao Afoxé Ibaô, às Caixeiras da Nascentes; a Guga Santos; a Joana D’Arc e sua Avó; a Yalorixá Dona Maria da Quixaba; a Nil Sena; ao Jongo Dito Ribeiro; à Orquestra Navio Negreiro; à capoeira Ibeca; a Renata Oliveira e Fabiano Nogueira e ao grupo Urucungos Puítas e Quijêngues.

Também a Jairo Perim Silveira, Vilmar Sartori, profa. Lenita Nogueira e Gabriela Pardim, por sua dedicação ao longo desse processo!
E a todo o pessoal que veio participar das oficinas, e aos alunos da Fazenda Roseira e da Casa Tainã. Obrigado! Sem vocês o projeto simplesmente não aconteceria!

Fonte: Erica Giesbrecht

Por: Oluandeji

Anúncios