Tags

, ,

tambor-3A dança fala mais que as notas da percussão. O som é envolvente e atravessa séculos para se manter único. As batidas do tambor de crioula ecoam para anunciar que, em São Luís, nasceu a tradição negra vinda dos tempos da escravidão.

De acordo com o professor e doutor em Antropologia, Sérgio Ferreti, durante muito tempo o tambor de crioula foi perseguido, assim como várias outras manifestações populares. A história mudou quando a dança passou a ser requisitada, principalmente, por turistas do mundo inteiros, estudiosos e pesquisadores.

Em reconhecimento à importância histórica do tambor de crioula, essa grande expressão recebeu, em 2007, o título de Patrimônio Cultural do Brasil. O registro tornou o tambor de crioula uma referência cultural a ser preservada, considerada fundamental na formação do povo brasileiro. Na sexta-feira (14), todos os grupos de tambor da ilha receberam os certificados do título.

De acordo com a superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogéa, a certificação reitera a necessidade e a obrigação de se salvaguardar o tambor de crioula, com ações que começaram a ser desenvolvidas desde a concessão do título, há cinco anos.

Fonte: G1

Anúncios