Tags

, , , ,

Centenas de baianos seguem a tradição católica e sobem a Colina Sagrada, na Cidade Baixa, em Salvador, para renovar os pedidos a Senhor do Bonfim. Os fiéis costumam repetir o ritual sempre na última e na primeira sexta-feira do ano.

Para auxiliar os pedidos, urnas para receber as mensagens dos devotos foram espalhadas pela igreja. Com os papéis depositados, as urnas são levadas ao altar do Senhor do Bonfim.

Pela grande quantidade de devotos, a missa que começou às 6h desta sexta-feira foi realizada do lado de fora do templo, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Os responsáveis pela Basílica do Senhor do Bonfim estimam que cerca de 50 mil pessoas passem pela Colina Sagrada até o fim do dia.

“Sempre na primeira sexta-feira do ano, sobem a Colina Sagrada para aqui confiar ao Senhor do Bonfim seus projetos, seus sonhos, seus desejos para o ano novo que começa. É uma tradição muito bonita e muito importante do nosso povo baiano”, conta o reitor da Basílica, padre Edson Menezes.

Lavagem
A lavagem do adro da Basílica será no dia 17 de janeiro (quinta-feira) após a chegada do cortejo que sairá da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e será acolhida no fim da manhã. Neste dia, a Basílica do Bonfim permanecerá apenas com a porta da frente aberta para veneração pública da imagem peregrina.

No dia festivo, 20 de janeiro, os devotos participam de missas às 5h, 6h e 7h30 e 10h, esta última presidida por Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil.

Para os seguidores do candomblé, a ida ao Bonfim é em reverência a Oxalá, que é o orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. “Eu vim buscar a paz de Oxalá, a missa e espero que em 2013 seja tudo de bom pra a gente”, comentou Edilene Nascimento, manicure.

(Clique na imagem para assistir o vídeo)

VIDEO2

Fonte: G1 BA

 

Anúncios