Tags

, , , , ,

O Consulado Geral da Venezuela em Manaus, Correios, representação de Mulheres Negras e Ameríndias e coordenação da Marcha Mundial de Mulheres lançam, no domingo (13), na Praça 14, Zona Sul, a edição especial do selo Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

O objetivo é dar visibilidade à cultura negra no Amazonas. De acordo com os Correios, os selos serão lançados em frente à quadra da Escola de Samba Vitória Régia, e faz parte das comemorações pelos 121 anos do bairro, tradicional por manter vivas suas raízes. Boa parte dos moradores é composta por descendentes de ex-escravos maranhenses, e os responsáveis por preservar suas crenças, seus costumes e sua memória.

Selos especiais
O selo retrata uma panorâmica do primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do País – Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas. À esquerda, tem-se, em primeiro plano, a construção Muxima de Palmares (Coração de Palmares), em homenagem aos comandantes-em-chefe que formavam o conselho deliberativo do Quilombo.

Já em segundo plano, há uma oca indígena, que representa a cultura dos primeiros habitantes da Serra da Barriga. À direita, aparece a edificação Onjo Cruzambê (Casa do Campo Santo), espaço de apoio às práticas das religiões de matriz africana. Ao lado da edificação, duas figuras femininas representam as práticas religiosas desse espaço sagrado. A técnica utilizada foi pintura.

Fonte: G1

Anúncios