Tags

, , ,

paulaaResposta ao desagradável episódio promovido pela vereadora Gaucha sobre a festa de Yemanjá:

Senhora Paula, venho em resposta à sua colocação sobre a Festa de Iemanjá, que será realizada dia 1 de fevereiro, na Praia da Alegria. Gostaria de falar que você não veio saber a nossa decisão em relação à tragédia que assolou o nosso estado, repercutindo em todo o mundo. Nossa casa, Estrela do Oriente, sempre esteve à disposição da comunidade e do município para dialogar. Sua colocação foi infeliz quando se referiu a nós como pessoas irracionais e desrespeitosas. Sou uma pessoa idônea e trato o sagrado com respeito, assim como as pessoas. Nossa festa, para a Rainha das Águas, Mãe Iemanjá, é um evento de agradecimento pelas graças alcançadas, milagres, curas e louvor pelas nossas famílias e pedindo misericórdia pelos povos do mundo. Também foi infeliz ao comparar uma festa religiosa com uma festa profana. 

Gostaria que se retratasse pela sua opinião, pois penso que a senhora está se promovendo em cima das Festas de Iemanjá, já que não é a primeira vez. No domingo, reuni nossos filhos de santo para fazer uma corrente de orações pelos falecidos e seus familiares, e a senhora, o que fez? Nossa festa está fazendo 35 ANOS, e NUNCA houve nenhum acidente ou incidente durante a procissão, e sempre sob supervisão dos órgãos, como a brigada militar e o corpo de bombeiros, inclusive engenheiros responsáveis pelas nossas estruturas, tudo dentro da legislação e sempre priorizando a segurança e a vida.

Nossas divindades nada nos pedem, o que fazemos é para agradar e agradecer por tudo. Quanto aos fogos, ficarás sabendo da nossa decisão acompanhando a festa, não somos irracionais, muito menos desrespeitosos, como a senhora pensa e rotula. Quem sabe a senhora sai do facebook e vai às vilas e aos asilos, fazer o que nossa casa faz há tantos anos, ou quem sabe uma visita à Santa Maria, já que és uma pessoa pública, para dar um abraço aos familiares. 

Como uma pessoa pública, terás que aprender a lidar com pessoas com o diálogo e não fazendo tumulto. Isso é para quem tem tempo ocioso, coisa que desconheço, pois o tempo que disponho é para fazer a caridade às pessoas que necessitam. É lamentável a sua colocação, precisamos de paz, união e principalmente RESPEITO. A secretaria, a qual foi referida nos seus comentários, é um órgão idôneo e responsável, sempre servindo à comunidade e à cultura, através da secretária Cláudia Mara, que faz festas não somente religiosas, mas também inúmeros eventos municipais, com muito êxito e segurança. 

150628_145168915640876_445147092_nEm nome da Sociedade Centro de Umbanda e Candomblé de Angola Estrela do Oriente, atenciosamente, Mãe Arlete (Samba diá Maza) de Iemanjá.

Minha opinião: Parabéns a Mam’etu Samba dia Maza, que mostrou segurança e entendimento e passou esclarecimento sobre nossa religião, mas vale a perna salientar que a vereadora foi uma candidata da causa animal e da igreja evangélica e essa fusão tem nos mostrado que os Terreiros são focos de agressões e Intolerância, podemos citar o Dep. Feliciano Filho que tentou passar a PL onde nos coloca como maltrato com os animais.

Importante é sempre responder com a educação que aprendemos na vida de santo e não nos deixarmos subjulgar pelas ofensas e mentiras na tentativa de desqualificar as religiões de origem africana.

Por: Oluandeji

 

Anúncios