Tags

,

Estava eu aqui analisando toda a situação do atual Papa Bento XVl, e devo ser sincero e dizer que não acredito que tenha renunciado pela idade.

Algumas pessoas vão perguntar o que um blog de religiões Afro Brasileiras tem haver com este assunto?

Em 1.452, o Papa Nicolau V, enviou uma carta a Portugal dizendo que: “Nós lhe concedemos por esses presentes documentos, com a nossa autoridade plena e livre, a permissão de invadir, buscar, capturar, subjugar e reduzir essas pessoas a perpétua escravidão.”.

579539_451061918296589_1716843399_nDocumentos da época fazem a menção que 100 milhões de africanos foram exportados, mas somente a metade chegou vivo ao seu destino. Os padres da época citavam Santo Agostinho “Quem é vencido por outro, ficava escravo de quem o venceu”.

Enfim através destes homens santos, o negro ficou marcado para sempre e até os dias de hoje é algo do racismo criado pela igreja de forma institucional em diversas camadas da sociedade.

526363_451081764961271_1018014060_nVoltando ao atual Papa que desagradou a alas da própria igreja e a sociedade como um todo em temas sociais e de humanização, acho que sua renuncia tem haver com a política interna da própria igreja e espero que seu sucessor seja mais progressista e que tente ao menos restabelecer ao mundo uma forma de retratação e reparação necessária aos povos e religiões negras e a todos aqueles que perseguiram, assassinou ou escravizou, para que seja válida sua luta pela palavra de Deus. Devo dizer que não aceito a desculpa de são fatos de tempos antigos, pois escravidão é escravidão, homofobia é homofobia, intolerância religiosa, pedofilia e assassinato é a mesma coisa há tempos e não podemos esquecer e nem deixar de cobrar do novo Papa que virá uma reparação neste rastro de sangue que foi construído a historia da igreja.

Na minha cabeça é impossível às alas da igreja permitir a reparação, no meu coração ainda existe a esperança que a bondade e a justiça prevaleça.

 

Por: Oluandeji