Tags

, , ,

 

Foto Vereador Pedro Tourinho (PT)

Foto Vereador Pedro Tourinho (PT)

Seminário realizado no Ponto de Cultura Ibaô, aconteceu de 14 a 19 de maio de 2013 com a Organização de Alessandra Gama e David Rosa que trouxeram muitas discuções importantes e um caminhar coletivo para o tema.

Na Abertura do Seminário, estive presente junto com o Vereador Pedro Tourinho (PT), Carlão (PT), Roseane Nunes (IPHAN), Jô Brandão (MinC), Daisy Ribeiro (CSPC) e Ney Carrasco (secretário de Cultura).

Neste primeiro encontro, tivemos a presença de Terreiros, Capoeiristas e uma diversidade de representantes de cultura.

A Organização trouxe parceiros de vários cantos do Brasil, deixando os debates sobre Terreiros, Jongo, Capoeira extremamente ricos, além de debater vários assuntos como, por exemplo, políticas públicas e economia solidária, mostrando que o campo de atuação das comunidades vem se entregando cada vez mais na sociedade de forma que nossa representação seja eficaz tanto em forma de cultura como também em geração de renda.

A meu ver este evento lança um marco para debates políticos que irão construir junto com as comunidades desde a base cultural até as formas de auto sustento para que se mantenha viva a cultura na cidade de Campinas, pois estudos estão sendo realizados e a atual conjuntura é de que juntos seremos fontes de luta e trabalho.

O Patrimônio Cultural deve ser compreendido em sua extensão e adotado para que as políticas públicas apoiem nossa cultura e neste caso o Governo Federal vem fazendo muito bem seu papel, além de nos ajudar a organizar nossos temas e nossas políticas.

Termino parabenizando todos que de alguma forma contribuíram para o ll Seminário, pois ano que vem espero participar outra vez.

Por: Oluandeji