Tags

, , , , , , , , , , , ,

O evento AO MESTRE, COM RESPEITO E DIGNIDADE é parte de um processo que vem trazendo a capoeira a um novo patamar em Campinas e em outras cidades pelo Brasil.

Apoio Revista O Capoeira

Apoio Revista O Capoeira

Hoje existem vários grupos municipais debatendo a valorização da Capoeira e do Mestre, que possui um papel vital para que seja transmitido este saber que vai além de pensar capoeira como esporte, por cultura, passando por saúde, por cidadania, por economia solidária e até o auto-sustento.

Em 2008 no governo do Lula (PT) e pelas mãos do então Ministro da Cultura, foi reconhecida a Capoeira como Patrimônio Imaterial do Brasil e desde então muitos grupos organizados estão tentando adequar este avanço em sua plenitude dentro dos seus municípios e nada mais justo organizar um evento para que nossos Mestres de Capoeira sejam ouvidos não apenas pelo tema do Patrimônio Imaterial, pois é de suma importância entender os caminhos trilhados por estes senhores e senhoras dos saberes e é neste evento que teremos a oportunidade de escuta-los e assim entender e homenagear aqueles que fazem parte do nosso cotidiano.

Arte: Wanderlei Garcia

Arte: Wanderlei Garcia

O evento acontecerá na Câmara Municipal de Campinas pelo Mandato do Vereador Pedro Tourinho ( PT ) e estará aberto a todos os outros vereadores ou parlamentares estaduais de todos os partidos, pois o importante no caso é a Capoeira e os Mestres que terão voz no microfone da Tribuna da Câmara.

Vários Grupos de Capoeira de Campinas e região já assinalaram o comparecimento no evento por entender a importância de presenciar os Mestres e ouvir as trajetórias de vidas em meio à capoeira e o processo de cidadania.

Existe um evento no FaceBook: https://www.facebook.com/events/471803422906155/?fref=ts

Gostaria também de indicar um grupo de Capoeiristas que veem se encontrando para discutir a Capoeira como um Patrimônio Imaterial na cidade de Campinas e Região. E todos estão convidados a participar das discussões.

https://www.facebook.com/groups/246464102149153/

 

Para encerrar gostaria de afirmar que a nossa Capoeira está crescendo além dos grupos internacionais, pois agora estamos ocupando espaços importantes politicamente e na sociedade e sua presença neste evento é fundamental para mostrar a força que temos unidos em prol da Arte de Capoeirar.

Por: Oluandeji