Tags

, , , , ,

Foto OluandejiA Capoeira hoje é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil e junto com o Candomblé é uma das mais fortes manifestações e símbolo de resistência. Podemos dizer que o Brasil hoje exporta a Capoeira para o mundo todo e os grupos aqui organizados se estenderam a outros países e conquistaram espaços importantes.

Quando se fala de Capoeira podemos dizer que estamos definindo como arte, saúde, cultura, esporte, laser, musicalidade, tradição, resistência e ancestralidade trabalhando todos estes temas e incluindo pessoas a sociedade de várias formas. Uma destas formas são oficinas e trabalhos em espaços da saúde pública.

Quando comecei a trabalhar com o Vereador Pedro Tourinho do PT que é um médico da saúde pública, professor da PUC formando médicos de Família, Por: Oluandeji tive contato com os trabalhadores da saúde Mental, como a Dra Ellen Machado e Leo Pinho da economia solidária e tantas outras pessoas militantes da área, consegui integrar e Incluir meu professor de Capoeira Paulo Bombril do grupo CAPOEIRA IBECA e agora se inicia um trabalhos em espaços de saúde nas periferias de Campinas com um olhar de inclusão, de saúde na plenitude do significado e promover a Capoeira que é nosso Símbolo da Resistência e que sem dúvida nenhuma, promove igualdade, inclusão e alegria nos grupos que se formam a partir da capoeira.

Por: OluandejiNo dia 13/08/2013 iniciamos um projeto em um destes espaços com a parceria com a Sibele Campos Martins e Larissa CamZam no  Portal das Artes CECO e a experiência só poderia ter  sido incrível junto com as crianças, adolecentes, adultos e usuários da saúde mental. É apaixonante ver os olhos dos envolvidos no mundo mágico da Capoeira, ver as primeiras pernadas, os risos e movimentos.

Por: OluandejiEm Setembro iremos voltar ao espaço e dar continuidade a este trabalho, e vou finalizar agradescendo a todos que participaram do Tuca Seixas, Cabeça, Grilo e Dadinho (CAPOEIRA IBECA ) do Mestre Formiga e muito bem representada nestes projetos com o Professor Paulo Bombril.

Por: Oluandeji

Foto Oluandeji Foto Oluandeji Por: Oluandeji