Tags

,

setorial 140212 056É um assunto complexo, mas vamos a uma reflexão histórica, pois no Brasil Colônia o Negro era escravo e o mestiço filho de negro com branco também era escravo e se fazia comum ter brancos de sangue e DNA negro dentro das senzalas ou virando serviçais e assim já se fazia há anos, mas o negro sempre foi inteligente porque sempre usou a adversidade para superar seus problemas e na mesma forma do sincretismo sobreviveu ganhou força.

Com os séculos toda esta estratégia deu à população negra a garantia de ser a mais populosa e portando se multiplicou e agregou ao ponto se deixar o branco com medo da ampla maioria do negro no Brasil, mas aí enfim chegaram os movimentos e reflexões foram feitas e debates para que o povo negro se articulasse da melhor maneira possível e ultimamente os novos negros, preferem a teoria da segregação pelo tom de pele e agora os negros mais negros que são verdadeiros negros dividem espaços de discussão com os tons de menos pigmento e, portanto agora a maioria é branca e com este novo discurso o negro perde a força da maioria e ganha o seu novo espaço de raça menor ou de raça que se segrega porque a meu ver deixou a política da multiplicação.

Nos dias atuais até namoro inter-racial é visto com maus olhos e causa debates acalorados, talvez sejam as mudanças dos tempos porque em outra época quem proibia o relacionamento entre as raças era o Branco e quem pregava superioridade racial era Hitler e eu tenho medo do radicalismo em que certas coisas são articuladas, porque para mim ainda é política de exclusão e de exclusão nós entendemos muito bem.

E agora, para onde iremos e onde ficaremos os mestiços serão torturado, mortos ou escravizados?

Aproveitando essa reflexão irei fazer outra que fala sobre o Branco dentro do Movimento Negro, porque vejo da seguinte forma a discussão entre os negros é necessária, como também o apoio do branco mesmo que seja uma minoria que entende o movimento, mas é mais uma voz que grita pelo fim do racismo, então qual é o papel do branco nos dias de hoje dentro do movimento? É positivo? Ou seria melhor se ele nem se importasse? Ou pior se ele fosse contra?

Separar, dividir e enfraquecer ou crescer e multiplicar? Qual é a melhor política?

Por: Oluandeji