Ngangalesi

 

PV – POUCA VERDADE
Por muito tempo, na adolescência, talvez, fui apolítica. Morando em pleno Planalto Central, nunca militei, não participei de passeatas, ou coisas assim. Também pudera, filha de militar, menina ainda, poderia fazer o quê em época de ditadura? Apenas tentar convencer a meu pai de me deixar ir a algum baile, ou como diria na época, a alguma Discoteca. Mas enfim… Tempos idos.
Já crescidinha, debandei-me pro lado do PT. Por simples simpatia, sem me importar a fundo com questões ideológicas e afins. Não engangei-me, apenas acompanhava e elegia. Simpatizava-me também com o PV, sim, apenas, simpatizava-me. Luta pela liberdade total e irrestrita. Passeatas coloridas, esfumaçadas. Liberação da maconha etc. Pera aí?! Liberação da maconha? E aí? Como fica tudo isso?
E as crianças? E a família? E o tráfico? Nossa, são tantas as questões que chegaram com essa simpatia, que deixei lá no cantinho, pra pensar depois. A qualquer hora terei que me informar, tomar minhas posições, afinal, está crescidinha. Mas, o que me fez pensar mesmo, sobre a posição de um partido, suas ideologias etc., foi quando senti na carne a dor da Intolerância. Fantasiada de causa ecológica, de Defensora de Animais, e esquecendo o mais sagrados dos direitos, que é a liberdade de culto.
sim, Liberdade de Culto! Tenho percebido que Deputados, Vereadores, desse partido tão aclamadamente libertário, tem constantemente tentado coibir de alguma forma o culto aos Orixás. Agora, projetam leis, proibindo o sacrifício de animais nos nossos cultos. E o pior, o faz sem o menor conhecimento da prática de nossa religião.
Deixam-se levar por aproveitadores, ou se aproveitam dos charlatões e indignos de nossa classe religiosa, e expõem em suas redes sociais, jornais, e afins, fotos que não fazem jus à nossa prática, digo, ao verdadeiro e puro culto aos orixás. Fazemos oferendas sim, e o faremos sempre. Utilizamos em nossos cultos, animais, consagrados a cada um de nossos Orixás, como também o fazem, outras religiões. Não oferecemos em sacrifício animais em extinção, nem silvícolas. Fazemos nosso ritual, e aproveitamos a carne, para alimentar nossa própria comunidade, nossos irmãos, em festas específicas. Os animais escolhidos para o sacrifício, não podem morrer em sofrimento, portanto, são bem tratados, assim, como qualquer morador de zona rural, cuida de seus porquinhos, de seus patos, de seus perús, de seus cabritos, para a qualquer momento alimentarem suas famílias. Qual a diferença? Esta, só cabe a nós, detentores dos “segredos” de nossa religião, estarmos a par.
Me pergunto: Será que o simpático PV, quererá proibir o tão afamado Peru de Natal, que já o embebedam de véspera. Ou será que agora, ao invés de embebedarem, o deixarão “doidão”?
Pobre Partido Verde perdeu a vez no meu coração!

Ngangalesi

Anúncios

4 opiniões sobre “Ngangalesi”

  1. Em verdade o discurso do PV não tem nada de ambientalista, pois o sacrificio animal com responsabilidade sempre foi uma conduta natural dos cultos de nação, por que ao invés de reprimir o pseudo partido verde não investe em educação, pois todos nós sabemos que há terreiros e terreiros, assim a repressão esconde alianças que desfavorecem as menorias, e principalmente um culto de cunho milenar.Os cultos de matrizes africanas. Parabéns pela crônica.

    Tata Mutadiamy

  2. jororge (omicidande) disse:

    irmã eu já gostava de vc a muito tempo e lendo esta sua cronica fiquei gostando mais ainda ,PARABENS

  3. A sua benção irmã….entendo e concordo plenamente com suas palavras, eu também sempre simpatizei com o PV, ecologia sempre fez parte da minha vida desde criança, muito antes dessa onda verde eu ja plantava árvores, limpava rios, e me procupava com a natureza….também me decepcionei com o Partido Verde, por trás do discursinho “cabeça” bem engajado , se revela a mais pura alienação e preconceito.
    Moro no Interior de São Paulo, e o que se mata de animais silvestres na safra da cana-de-açucar é brincadeira, onde será que está o Partido Verde, porque não bota a cara com os usineiros, ou será que eles desconhecem esse fato. É muita hipocrísia….

  4. Mana eu adorei e já repassei a amigos do PT, seja bem vinda a nossa manifestação política religiosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s