Filme: Memórias do Cativeiro

 

O filme Memórias do Cativeiro é um produto cultural sem fins lucrativos do LABHOI-UFF desenvolvido com base nos depoimentos orais de camponeses negros nascidos nas antigas áreas cafeeiras do sudeste brasileiro nas primeiras décadas do século XX, descendentes de antigos escravos chegados da África na região durante a primeira metade do século XIX, gravados por diferentes pesquisadores em fita K7 entre 1988 e 1998 e depositados no arquivo oral do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (LABHOI/UFF). O filme edita o som dos depoimentos a partir de coincidências narrativas sobre a memória da escravidão e sobre a experiência familiar dos depoentes ao longo do século XX e entrecruza seus significados com imagens de época da escravidão e da abolição no sudeste cafeeiro. A intertextualidade entre estes dois suportes de memória, o depoimento e a imagem de época, compõe a base do roteiro que orientou a confecção do filme. A esta base, associamos filmagens de novas entrevistas com os depoentes moradores no Quilombo São José, no município de Valença/RJ e de lugares de memória da cultura material e imaterial ligada ao “tempo do cativeiro” e à cultura do café no Vale do Paraíba (fazendas, senzalas, apresentações de jongo etc). O resultado é um filme que associa cinema de arquivo com a linguagem do filme documentário, para contar a história da última geração de escravos do mundo rural fluminense e dos caminhos de seus descendentes ao longo do século XX, bem como da força da memória familiar e da cultura negra entre eles. O filme tem obtido excelente receptividade, especialmente de professores do ensino médio e fundamental preocupados com a implementação do ensino de história da África e da cultura afro-brasileira.

Ficha Técnica

Memórias do Cativeiro (filme documentário, historiográfico e educativo, 40′); Produção: LABHOI/UFF (2005); Coordenação Geral e Roteiro: Hebe Mattos; Direção e Montagem: Guilherme Fernandez e Isabel Castro; Direção Acadêmica: Hebe Mattos e Martha Abreu, com a colaboração de Carlos Eduardo Costa, Fernanda Thomaz e Thiago Campos Pessoa

Baseado no livro “Memórias do Cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição” de Ana Lugão Rios e Hebe Mattos (RJ: Civilização Brasileira, 2005).

Apoio: CNPq, FAPERJ.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s