Intolerância Já!

Por Ngangalesi

Estamos numa época em que seguir a moda, é moda! Falam muito de uma moda “retro”, “vintage”, coisa parecida. É a retomada, o retrocesso, a revista  aos costumes antigos. Valorizar o que foi bom, recordar. “Mas, não podemos esquecer o ditado que diz que:  “ recordar é viver”. Reviver vestidos, bolsas, bebidas, decorações” art-decor”, valorizar o passado é essencial. Mas não podemos e nem devemos pegar carona nessa onda  retro, e realmente retrocedermos em todos os aspectos. Vejamos: Estamos em plena democracia, século XXI, e tem gente insistindo em reviver o passado inglório, da época em que  a polícia fechava  terreiros de candomblé. Isso já faz algum tempo. Mas a “moda” está voltando. Perdôo os policiais daquele tempo. Obedeciam  ordens, não havia leis. A Constituição era falha. A Igreja Católica, obscura e ditadora era a lei. Mas, a moda retro, está pegando.  É moda, atacar espíritas, “macumbeiros”, candomblecistas, afro-descendentes (é moda chamar de afrodescendentes também), é moda, unirem-se  aos bandos e atacarem centros espíritas interrompendo rituais sagrados e gritar o nome de Jesus. É moda, conclamar  fiéis incautos e subjugados a banirem de seus espaços  aqueles  considerados” filhos do Demo”. E fazem isso em nome daquele que  mais pregou  o respeito, o amor  ao próximo e a paz! Mas é moda, falar em nome Dele.

E nessa onda retro, encontrarmos ex primeira-dama, que a atolada no  ostracismo recorre ao passado (é moda) para engordar sua parca pensão deixada por aquele, que nessa onda retro, não caça mais Marajás (afinal eles são da antiga), e ela pra seguir a moda, ataca o ex e os  afros descendentes.

É minha gente. Vamos seguir a moda? Que tal umas  sugestões: No vestuário podemos aderir como adorno  as algemas, ou  as lindas mordaças que Anastácia usava. NA decoração umas guilhotinas nos cantos da sala. Na arquitetura uma senzala no lugar  do quarto de empregados. Será o “must”! E vamos retrocedendo! É moda! Quem sabe, retroceda-se tanto que  voltaremos á época em que os homens de bem lutavam por uma democracia de fato e de direito, que homens de bem, resolvam que a Constituição de um país fala mais alto que qualquer  movimento contrário!

Não podemos Esquecer que é moda também, lutarmos pelos nossos direitos, como  a  muito tempo atrás!

Estejamos na moda, manos!

Anúncios

3 opiniões sobre “Intolerância Já!”

  1. HELENA disse:

    Minha querida e amada companheira, sabes o quanto à admiro e canso de lhe dizer que suas cronicas são de uma intimidade única com qualquer assunto que escreva. literalmente sai de suas entranhas…obs pessoal rs….quanto ao fato em questão precisamos fazer aquilo que todos sabem,mas, continuam sem entender que só pela união do povo seja: keto,angola,djedje etc….conseguiremos passar por cima desses conflitos na nossa religião e faze-los entender que Deus é um só e único a todos e todas que andam sobre a terra. Estas de parabéns como sempre pois sabes escrever seus sentimentos sejam em quais aspectos forem como ninguém…..há..rs…. a moda sempre volta!!!!

  2. odé akueran disse:

    q bom seria se não se mistura-se religião a outros anexos como politica e socialismo… Talvez assim esse “modismo” nao teria afetado tanto a cultura negra no país e principalmente a discriminação seria menos efetiva pois as pessoas tendem a discriminar tudo aquilo q elas nao entendem e na sociedade atual assim como na antiga, nossas tradiçoes nao teriam sofrido tantas “adaptaçoes” para q pude-sem sobreviver.

    Congratulações pelo espaço e pela bela postagem… Vcs estão de parabens !!!

  3. ngangalesi disse:

    Obrigada mano Oluandeji por me ceder esse espaço! Que bom seria se tds nós tivéssemos um cantinho pra desabafar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s