Mama África

Não, eu não sabia que no dia 25 de Maio, se comemora o Dia da África, e acredito que como eu pouca gente saiba. Tomei conhecimento através de uma rede social, li alguns “posts” sobre o assunto.

África sofrida, maltratada pelos seus, usurpada, invadida e tantas outras coisas que apesar de doloridas não a impediram de ser forte, linda, maternal.

Postagens de pessoas brasileiras, parabenizando o Continente Negro, o berço da humanidade! Lindo! Ah! Mama África! Cá estamos deste lado do Atlântico, te homenageando, como se filhos seus fôssemos.

Quanta hipocrisia! Somos afro-brasileiros, em nossa história, em nossa língua, em nossa religiosidade, em nossas comidas, em nossa beleza, em nosso gingado, em nossos eventos pró-negros, em nossos discursos, onde tentamos reparar séculos de feridas.

Nesses momentos somos afro-descendentes. Mas somos apenas brasileiros quando discriminamos nossos irmãos pela cor da pele, quando subestimamos a inteligência de um negro, apenas pelo fato de ser negro. Somos brasileiros quando algum doente mental mata uma estudante angolana em um bar qualquer paulista, só por ela ser angolana. Ah! Mama, nessa hora somos apenas brasileiros. Nesse momento corre apenas o sangue sujo e vil daqueles que se acham superiores aos filhos teus.

Perdoa-nos, Mãe de Nós Todos!

Festeje seu dia com todas as glórias e honrarias que tu mereces, e como mãe, acolhedora e piedosa, alimenta teus filhos de orgulho e paixão por ti.

Por Ngangalesi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s