Ogan Lumeno

Oluandeji:- Qual é seu nome, seu cargo religioso, sua família espiritual? Se não da religião, a qual família representa ou tem apoio?

Ogan Lumeno:- JOSÉ LUMENO PEREIRA DE MELO, nascido em 23 de janeiro de 1963, com 49 anos. Em 2009 foi raspado e catulado pela Yalorisá Sheila de Oba filha de Danda Keumasi, como Ogan e Oju Obá da casa.

Oluandeji:- É candidato a qual cargo político?

Ogan Lumeno:- Vereador no município de Guarulhos – São Paulo.

Oluandeji:- Qual seu partido político e a história dele referente às Religiões de Matriz Africana?

Ogan Lumeno:- Partido dos Trabalhadores (PT).

O PT sempre trabalhou pela construção de um país sem preconceito e garantiu espaços para militância dos negros, mulheres e dos religiosos afro-brasileiros.

O PT governa o município de Guarulhos desde 2000, criou a coordenadoria da Igualdade racial e através dela e da Secretaria de cultura  vem dando total apoio as ações desenvolvida pelas entidades representativa das religiões Afrobrasileiras que compõe o Conselho das Religiões de Candomblé e Umbanda de Guarulhos: Festa do Oxossi, Encontro de Médiuns e Curimba, homenagem aos Pretos Velhos, homenagem a Omolu, Congressos Seminarios, Incentivo e financiamento para a criação do Afroxe que abre o Carnaval, criação do Parque da cultura negra sitio da Candinha e da Gruta dos Orixas no Bosque Maia. Em virtude também da minha participação  no governo a “Caminhada da Oxun” e parte do calendário oficial do aniversario de  Guarulhos  sendo realizada no primeiro domingo de dezembro.

Em 2.009 juntamente com Pai Miguel de Xangó, mãe Sandra Mangraner e diversas lideranças Religiosas de Guarulhos, organizamos no Teatro Padre Bento o I CONEAFRO, de onde nasceu o manifesto ao povo do Axé de Guarulhos conclamando a unidade organizativa das entidades representativas dos terreiros que veio a resultar na construção do Conselho das Religiões de Candomblé e Umbanda de Guarulhos. Outro grande incentivo em 2006, no governo municipal do Prefeito Eloi Pieta (PT), foi o filme “danças das cabaças”,financiado com recurso do FUNCULTURA-( fundo municipal de cultura)  

Oluandeji:- Já possui algum trabalho sócio-político? Qual?

Ogan Lumeno:- Sou fundador do Partido dos trabalhadores, atuei no Movimento Estudantil e no movimento de moradia. A partir de 2001, passei a integrar a equipe de governo do Prefeito Eloi Pietá, na coordenação do Departamento de Sinalização Viária até 2.003 onde realizei diversas ações como:

-Implantação de programa de modernização e segurança semafórica (maior segurança do pedestre)

– Instalação de 98 cruzamentos semaforizados,

– Levei sinalização à periferia da Cidade (pintura de faixas de pedestres, lombadas, placas de sinalização viária e de Orientação),

-Projeto escola – Sinalização viária em todas as escolas do município,

– Modernização da frota de veículos do transito adquirindo os caminhões Skaimunks, plataforma, Guincho plataforma, reforma da maquina de pintura existente e aquisição de  uma moderna,

– Criação  da equipe de obras do transito,

– Inicio da implantação do POT (Projeto Orientação Viária),

– Implantação da sinalização na marginal do Baquirivu, inclusive a turística.

Participei da Coordenação do programa Bolsa Auxilio ao Desempregado, utilizando uma grande equipe de bolsistas na sinalização viária.

Na Secretaria de Obras Iniciei a Fabrica de brinquedos, reformando e implantando brinquedos nas praças e parques Municipais. No governo do Prefeito Almeida em 2.009 assumiu na secretária de Cultura a coordenação das atividades Culturais/ Religiosas Afro-Brasileiras .

Oluandeji:- Quais são os seus projetos políticos para seu município?

Ogan Lumeno:- Guarulhos cresce e se consolida como uma cidade multicultural. Vamos continuar construindo uma Guarulhos que respeite e conviva com as diferenças étnicas, culturais, religiosas e sexuais. O Desenvolvimento econômico com inclusão social deve continuar baseado na sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. A realização dos grandes eventos esportivos será uma grande oportunidade de crescimento econômico para a população de Guarulhos principalmente a juventude. 

Mapeamento e dos Terreiros e legislação que os reconheça como quilombos urbanos possibilitando a legalização e reconhecimento público como espaço Religioso e Cultural.

Construção do Centro Cultural Afro-Brasileiro

Capoeira em todas as escolas municipais

Cursos gratuitos de línguas estrangeiras para jovens baseados nos critérios das cotas étnico-raciais.

Dia Municipal da cultura Hip-Hop

Brinquedos adaptados para deficientes em todos os Parques Municipais.

Clinica Veterinária publica.

Meu Lote Minha vida – Lotes, material de construção e acompanhamento técnico financiados com recursos do programa minha casa minha casa minha vida.

Utilização dos Centros espíritas, terreiros de candomblé e Tendas de umbanda para realização de cursos profissionalizantes, oficinas Culturais, telecentros e promoção social, com recursos municipais.

Oluandeji:- Defina porque são importantes pessoas do Axé votarem em candidatos que são do Axé.

Ogan Lumeno:- Vivemos um momento político onde se exerce um cerco as religiões de Matrizes Africanas, são ataques desferidos através dos meios de comunicação  e na elaboração de leis que visam dificultar nos rituais. Para romper este cerco é preciso participação , organização política e representação nos espaços de poder. Representação só conquistaremos através do voto, através da eleição de irmãos(as) comprometidos com o povo do Axé, somente assim  poderemos realizar o debate por uma sociedade sem preconceitos.

Nós do Axé construímos em nossos templos uma comunidade baseada na caridade e Solidariedade; uma comunidade que respeita e valoriza as mulheres,os mais velhos e as crianças; onde os homossexuais podem exercer sua plena cidadania.

Estes valores éticos e morais precisam ser levados para o conjunto de toda a sociedade Brasileira especialmente no exercício de mandatos Políticos. Combinando mobilização nos terreiros e eleição de nossos representantes teremos força para barrar projetos políticos/religiosos conservadores que buscam claramente exterminar as religiões de matrizes Africanas, O direito das mulheres e o exercício da  livre opção sexual .

Proponho uma Guarulhos mais fraterna e solidária, onde todas as religiões possam conviver de maneira respeitosa e dialogando para a construção de uma sociedade melhor! Que o Povo do Axé possa exercer suas atividades religiosas sem qualquer discriminação e sem qualquer impedimento burocrático. É uma nova concepção de política, mostrando a todos que nossa cidade é a Capital da Espiritualidade, aqui temos várias igrejas, templos, centros, entidades que levam a promoção social e o bem estar à nossa população.

Estamos na hora de nos mobilizarmos para uma cidade mais espiritualista, sem preconceitos, fazendo valer os nossos direitos. Por isso peço o apoio de todos!

Venha fazer parte dessa luta!

Preconceito tô fora!

Ogan Lumeno 13.450

Oluandeji:- Espaço livre.

Ogan Lumeno:- Não é pretensão, mas uma constatação! Na nossa cidade temos nos dias atuais uma nova postura e consciência dos movimentos religiosos, esta postura está em ocupar os espaços públicos e cultivar uma política de paz e consolidação de nossa cultura e a cultura dos nossos ancestrais. O povo do Axé e os Espíritas mostram sua cultura e espiritualidade, e demonstram que havendo organização e união é possível ocupar os espaços públicos e mostrar nossa cultura como ela é e como ela merece ser respeitada por todos.

Guarulhos demonstra que é possível estabelecer uma cultura de paz e espiritualidade, e os movimentos afros, do candomblé e da Umbanda e do Espiritismo codificado por Allan Kardec estão nesta busca incessante de estabelecer diálogo entre si e entre toda a população Guarulhense!

Venha fazer parte deste movimento.

 

2 opiniões sobre “Ogan Lumeno”

  1. lumeno posso acreditar na nossa amizade? q dificil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s