Valéria da Congada

Parabéns a todos os candidatos que estão chegando para contribuir e construir uma nova fase para nossa religião que tende ocupar espaços legítimos. Que nossos deuses abençoe seus caminhos.

Oluandeji

Oluandeji:- Qual seu nome, seu cargo religioso, sua família espiritual? Se não foi da religião, a qual família representa ou tem apoio?

Valéria da Congada:- Valeria Euripedes, conhecida como Valéria da Congada. Meu cargo religioso na minha Nação Omolokô: Yalorisá há 13 anos com casa aberta desde 2002.  Tenho 3 anos de feitura no Candomblé. Minha família é de santo.

Oluandeji:- É candidato a qual cargo político?

Valéria da Congada:- Sou candidata a Vereadora pela cidade Goiânia- Goiás

Oluandeji:- Qual seu partido político e a história dele referente às Religiões de Matriz Africana?

Valéria da Congada:- PSOL.  Apóia as causas das lutas a qual tem discriminações em geral. 

Oluandeji:- Já possui algum trabalho sócio-político? Qual?

Valéra da Congada:- Sim. Sou defensora das culturas populares pelo Estado de Goiás: Congadas, Festas juninas, movimento negro e minha religião de matriz africana, combate as drogas em minha comunidade da região noroeste.

Oluandeji:- Quais são os seus projetos políticos para seu município?

Valéria da Congada:- Buscar melhoria a nossa cultura popular, buscar a Lei complementares para que a religião Umbanda e Candomblé tenha livre arbítrio para podermos deslaçar com serenidade  os nossos cultos, ser libertos como os evangélicos, pois eles são livres pra irem as ruas cultuar seu deus e o nosso onde fica? Lutar pela inclusão Social as crianças portadoras de deficiência, estudo de nossa historia africana (religião)- só fica no papel, educação em geral, saúde pela melhoria ao nosso município.

Oluandeji:- Defina porque é importante pessoas do Axé votarem em candidatos que são do Axé.

Valéria da Congada:- A importância é que desde meus 14 anos de idade, esperava por um mais velho de axé buscar a minha iniciativa a lutar pelos nossos direitos e valores que buscamos com tanta Fé perante aos orixás e os pretos velhos.

Eu to na vida política desde meus 14 anos, quando comecei buscar apoio político pra melhorar nossa história das congadas de minha cidade, pois em Catalão a festa é rica e respeitada.

E pela religião vejo nas câmaras de vereadores que se encontram pastores, padres. Irrita-me ver e ouvir cultos em abertura de sessões, católico cantarem hinos de igreja (nada contra a fé deles) e nós quem esta lá pra defumar uma abertura de trabalho em uma bancada política? Quero estar na câmara municipal de vereadores de minha cidade pra defender e criar políticas públicas para o nosso Axé, cultura, saúde, educação e querendo o não… Quando se tem cargos políticos às portas são fácies de serem ouvidas.

Oluandeji:- Espaço livre.

Valéria da Congada:- Chega de ilusões quando aquele que não é de axé fala quando ganhar vai lutar por nós. Muitas vezes é mentira, ganha e não faz anda.

Quero a cadeira parlamentar pra ser um de nós e contar com meu povo de santo… Que a câmara dos vereadores também é nossa.

Nós Podemos!!!

Por Goiânia… 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s